Muitos donos de UT tem conclusões distorcidas sobre o funcionamento da válvula VAS (válvula essa que não é exclusiva do UT, o que facilita caso precise substituí-la).
Nesse post vou explicar como ela funciona.
Como podem ver no esquema acima, a VAS é uma válvula que somente atua quando o motor esta na sua fase fria, sendo que é constituída de um elemento bimetálico com uma resistência, desta forma, quando se liga o carro pela 1ª vez no dia, este elemento esta na sua posição normal que é deixar a válvula aberta, ao virar a chave energiza-se a resistência que aquece o elemento bimetálico e este por sua vez começa a fechar a válvula, fechando a entrada de ar auxiliar que fica apos a borboleta. Ela trabalha sincronizada com a temperatura que a injeção lê no sensor de temperatura e então na sua fase aberta ainda, o motor esta recebendo mais combustível.
Considerações:
- Esta válvula só funciona quando o motor esta frio;
- Se seu carro com o motor quente perde a lenta, NÃO É esta válvula que corrige;
- Se a válvula estiver emperrada aberta, seu carro fica com aceleração acima dos 1000 RPM;
- Se esta válvula estiver emperrada fechada, seu carro quando frio não estabiliza a lenta, trabalhando com rotação baixa e algumas vezes morrendo até que a injeção entre em modo de trabalho normal;
- A válvula possui uma porca que serve para regular a abertura inicial, aumentado ou diminuindo a passagem de ar na fase aberta;
- É normal esta válvula emperrar devido a óleo no sistema de admissão, é conveniente desmontar e limpar com um desengripante para destravar. Para auxiliar nesse processo, assista esse vídeo do Gabriel Migliavasca onde ele explica como realizar o processo de limpeza:
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